terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Apresentação

O MG Club do Brasil começa uma nova década e comemorando os 125 anos da criação do automóvel, com um grandioso rallye - trata-se do rallye internacional denominado 1000 Milhas Históricas Brasileiras, prova essa que faz parte do calendário FIVA, sob regras da FIA.
MG K3 - em ação na Mille Miglia de 1933
O MG Club restaurou a confiança da FIVA em eventos realizados no Brasil, abrindo assim caminho para outras provas do naipe das 1000 Milhas Históricas Brasileiras. O importante é que se conseguiu o respectivo número FIVA para esse rallye, e a sua inscrição no calendário oficial, junto com outras provas fantásticas (FIVA: B039/2011).
Na verdade apesar da FIVA ter um calendário ultra-seletivo, ela não dita regras finais para a realização dos rallyes históricos, isso fica a cargo - por convênio - da FIA, disposto inclusive no Anexo K-FIA. Apesar das regras internas do MG Club do Brasil seguir a tendência mundial, teve-se que criar um regulamento específico para esse rallye, que dispõe regras um pouco diferentes da prática das provas até então realizadas no Brasil.
MG K3 - Primeiro carro estrangeiro a ganhar as Mille Miglia - 1933
O programa oficial das 1000 Milhas Históricas Brasileiras será o seguinte:
1º de fevereiro de 2011 (terça-feira)
Abertura das pré-inscrições na sede do MG Club do Brasil, na Rua Camilo, 803, São Paulo, São Paulo – Brasil – as 15h00.
20 de maio de 2011 (sexta-feira)
Encerramento das pré-inscrições, as 18h00.
23 de maio de 2011 (segunda-feira)
Publicação da lista de inscritos definitivos na sede do MG Clube do Brasil e no seu respectivo site.
01 de junho de 2011 (quarta-feira)
15h30 / 18h00 – Verificações Técnicas e Documentais – Parque Fechado estacionamento atrás do Shopping Center Iguatemi - São Paulo, Capital.
19h30 / 22h30 – Coquetel de Boas Vindas no mesmo local.
Capt. Eyston e Count Lurani no MG K3 Magnette, gannhador na 1.100cc Class da Mille Miglia de 1933
02 de junho de 2011 (quinta-feira)
08h00 – Largada do primeiro veículo
12h00 – Almoço Marina Porto Real (Paraty) ou no Resort.
19h00 - 20h00 – Parque Fechado – Hospedagem Resort Hotel do Frade – Jantar
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial
Trajeto/Rota Resumido: Cidade de São Paulo - Marginal Tietê - Rod. Ayrton Senna/Rod. Carvalho Pinto (SP 070) – Rod. Dutra (BR 116) - Taubaté – Rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba SP-125) – BR 101 (Rod. Rio-Santos em direção para Paraty). Frade.
03 de junho de 2011 (sexta-feira)
07h30 – Largada do primeiro veículo
12h00 – Almoço Hotel São Gotardo (Garganta do Registro)
19h00 - 20h00 – Parque Fechado – Hospedagem (indicação de várias pousadas no centro histórico e restaurantes)
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial
Trajeto/Rota Resumido: Frade (Rio-Santos BR 101) - RJ 155 (para Lídice) – Serra d´Água - Rio Claro – Getulândia (SP 088) - SP 064 – Arapei - São José do Barreiro – Areias - Queluz. Rod. Dutra (BR 116) e Itamonte (BR 354). Santana do Capivari - Pouso Alto - Caxambu. BR 267 – Aiuroca - Bom Jardim de Minas - Lima Duarte. BR 040 – Ewbank da Câmara - Santos Dumont - Barbacena. Barroso - Tiradentes.
04 de junho de 2011 (sábado)
08h00 – Largada do primeiro veículo
12h00 – Almoço Hotel Glória (Caxambu)
19h00 - 20h00 – Parque Fechado – Hospedagem no Grande Hotel Campos do Jordão – Jantar.
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial
Trajeto/Rota Resumido:
(Primeira Parte – manhã/tarde)
Tiradentes (BR 265) – Rio das Mortes (BR 383) - Madre de Deus de Minas - São Vicente de Minas – Minduri - Cruzilia (BR 267) - Caxambu (BR 267) - Soledade de Minas (MG 347) – São Lourenço - Carmo de Minas - Cristina – Maria da Fé - Itajubá – Piranguinho (MG 295) – Brasópolis – Paraisópolis - São Bento do Sapucaí - Sapucaí Mirim - Santo Antonio do Pinhal. Campos do Jordão.
(Segunda Parte - noite)
20h00/21h00 – Largada do primeiro veículo: Campos do Jordão (Grande Hotel) para Serra da Pedra do Baú - Paiol Grande. Serra de Santo Antonio do Pinhal - Campos do Jordão (Grande Hotel).
05 de junho de 2011 (domingo)
10h00 – Largada do primeiro veículo
Serra de Campos do Jordão - Rod. Carvalho Pinto - Rod. Ayrton Senna - Marginal Tietê –São Capital. Parque Fechado (Shopping Center Iguatemi).
20h00 Cerimônia de entrega dos prêmios – Encerramento (Local a ser definido)
MG em ação na Mille Miglia
Os carros aceitos terão que ter um passaporte FIVA (que pode ser conseguido através da FBVA, por intermédio do MG Club do Brasil) ou documentos FIA (Regularity Rally Driving Permit), e devem ser separados pelas seguintes categorias (haverá premiação, inclusive, para o melhor time exclusivamente feminino): Categoria  C – de 01.01.1919 a 31.12.1930; Categoria D – de 01.01.1931 a 31. 12.1945; Categoria E – de 01.01.1946 a 31.12.1960; Categoria F – de 01.01.1961 a 31.12.1970; e Categoria G – de 01.01.1971 a 31.12.1980. Subdivididos nas seguintes Classes: Classes 1 - Cilindrada até 1300cc (média baixa); Classes 2 - Cilindrada de 1301cc até 2000cc (média alta); Classes 3 - Cilindrada superior a 2000cc (média alta).
MG K3 participante da Mille Miglia
Será aplicada uma tabela de handicap (a regularidade será cronometrada com os veículos a velocidades até 50kph e no máximo a 80kph - controlada por satélites - 2 GPS colocados nos carros), tendo a prova 3 classes de participantes: Categoria Master A: O Time inscrito pode (opcional) acoplar um único equipamento que ajude na precisão do hodômetro original, com display mecânico - proibido o uso digital e suas formas - como: Halda Twinmaster e Tripmaster; Aifab Dual e Gemini; Belmogtwin MKII e R; VH Minitrip, Trip e Triptwin; Retrotrip 2 e 3 Tripmaster. Além de calculadora científica e/ou com programa de rallye; computador ou similar (aparelhos esses, que não podem estar ligados de qualquer forma ao veículo), para ajudar na navegação. Neste caso, cada veículo (e respectivo Time), será penalizado ao final do rallye em 10 pontos; Categoria Master B: O Time inscrito, que só utilizar cronômetro de mão analógico ou digital, sem estar ligado ao veículo, para a devida navegação, não será penalizado em pontos como na Categoria Master A; e, Categoria Turística: Participação de veículos com data de fabricação até 31/12/80. Seus ocupantes, não querem se submeter tecnicamente ao rallye, contudo, se obrigam apenas a seguir o roteiro estipulado no Livro de Bordo, sem concorrer à premiação principal do rallye. Tais veículos ficarão igualmente em parque fechado e receberão numeração.
MG K3 participante da Mille Miglia
A temperatura nesta época do ano vai estar agradável para pilotar de dia e a noite (é o período mais seco do ano na região sudeste), em compensação na prova noturna a lua será a Nova - portanto - abusem dos faróis de milha e de neblina. As paisagens são fantásticas - serão percorridos trechos que vão desde o nível do mar até quase 2.000 metros de altitude. Muita curva, estradas secundárias charmosas e realmente históricas (como rotas utilizadas por piratas; túneis escavados à mão por escravos; caminhos escolhidos pela Corôa Portuguesa para escoar o ouro e diamantes - o rallye percorre grande parte da Estrada Real - tanto no Caminho novo como no velho - além de percorrer a estrada mais antiga dos tropeiros. Serras desafiadoras esperam os participantes, inclusive uma prova noturna percorrendo duas serras bem técnicas na região de Campos do Jordão. Certamente uma aventura com seu carro entre seus amigos. 

3 comentários:

  1. Quero parabenizar os organizadores deste evento histórico que faz perpetuar o gosto pelos carros antigos .
    José Afonso.
    JF-MG.

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  2. Parabens pela iniciativa ! Tentei achar um "Fale Conosco" ou "Contato" no site mas nao achei. Surgiu uma duvida, os carros tem que estar emplacados ? Um carro de competiçao (sem placas) pode participar (pois estaremos andando em estradas abertas ao transito comum)?
    Abs
    Marcos

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  3. Parabens pela excelente programação..estaremos acompanhando " in loko " ,, abs,,, Aguia From Floripa.

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