Rallye – 1000 Milhas Históricas Brasileiras
01 a 05 de junho de 2011
Brasil
Número de Licença FIVA: B039/2011
PROGRAMA e REGULAMENTO ESPECÍFICO PARA O RALLYE
ORGANIZAÇÃO
MG Club do Brasil
Rua Camilo, 803, São Paulo, São Paulo – Brasil
CEP 05045-020
COMISSÃO ORGANIZADORA
Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil
Presidente Paulo Américo Mercadante
Diretor Esportivo Eduardo Lambiasi
Diretor Esportivo Luis Cezar Ramos Pereira
AUTORIDADES DESPORTIVAS
DIRETOR DE PROVA
Luis Cezar Ramos Pereira
DIRETOR ADJUNTO
Eduardo Lambiasi
COMISSÁRIOS DESPORTIVOS
Francisco Corazza
Paulo Dante Martinelli
Reinaldo Alberto Amato
OBSERVADORES DESIGNADOS PELA ANF
Adolpho Sergio Ramos Massa (Observador FBVA)
Gustavo Tostes (Observador FIVA)
VERIFICAÇÃO TÉCNICA E DOCUMENTAL
Luis Cezar Ramos Pereira
Eduardo Lambiasi
Francisco Corazza
Paulo Dante Martinelli
LOGISTICA
ZR Soluções Automotivas
José Ricardo de Oliveira
zrsolucoes@aol.com ÁREA TÉCNICA DE CRONOMETRAGEM, APURAÇÃO E RESULTADOS
Verde & Rosso
Décio Fantozzi
df@uol.com.br RECEPTIVO
Secretaria MG Club do Brasil
MARKETING
Gustavo Foster Aquino Leme
Speed Sports - Marketing Esportivo
Assessoria de Imprensa
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
mbragacom@mbragcom.com.br RELAÇÃO COM COMPETIDORES e CLUBES/MUSEUS
Luis Cezar Ramos Pereira
SEGURADORA DO RALLYE
N/D
SECRETARIADO E CENTRO OPERACIONAL DO RALLYE
Solange Gomes Silva
Das 09h30 as 18h00 (01 a 03 de junho de 2011)
Das 10h30 as 15h00 (04 e 05 de junho de 2011)
Tel.: 00+55+11+3673-5065
Fax: 00+55+11+3675-7489
PROGRAMA
1º de fevereiro de 2011 (terça-feira)
Abertura das inscrições na sede do MG Club do Brasil, na Rua Camilo, 803, São Paulo, São Paulo – Brasil – as 15h00.
20 de maio de 2011 (sexta-feira)
Encerramento das inscrições, as 18h00.
23 de maio de 2011 (segunda-feira)
Publicação da lista de inscritos na sede do MG Clube do Brasil e no seu respectivo site/blog.
01 de junho de 2011 (quarta-feira)
15h30 / 18h00 – Verificações Técnicas e Documentais – Estacionamento descoberto atrás do Shopping Center Iguatemi – São Paulo – Capital – entrada pela lateral direita do Shopping – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano.
17h30 / 19h30 – Coquetel de Boas Vindas – No mesmo local da vistoria técnica.
02 de junho de 2011 (quinta-feira)
07h00 – Largada do primeiro veículo
12h30 – Parada Marina Porto Imperial (Paraty)
15h00 - 17h00 – Parque Fechado – Hospedagem Resort Hotel do Frade – Jantar (hotel)
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial
Trajeto/Rota Resumido: Cidade de São Paulo - Marginal Tietê - Rod. Ayrton Senna/Rod. Carvalho Pinto (SP 070) – Rod. Dutra (BR 116) - Taubaté – Rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba SP-125) – BR 101 (Rod. Rio-Santos em direção para Paraty). Frade.
03 de junho de 2011 (sexta-feira)
07h00 – Largada do primeiro veículo
12h30 – Almoço Hotel São Gotardo (Garganta do Registro)
19h00 - 20h00 – Parque Fechado – Hospedagem (indicações de várias pousadas e restaurantes)
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial
Trajeto/Rota Resumido: Frade (Rio-Santos BR 101) - RJ 155 (para Lídice) – Serra d´Água - Rio Claro – Getulândia (SP 088) - SP 064 – Arapei - São José do Barreiro – Areias - Queluz. Rod. Dutra (BR 116) e Itamonte (BR 354). Santana do Capivari - Pouso Alto - Caxambu. BR 267 – Aiuroca - Bom Jardim de Minas - Lima Duarte. BR 040 – Ewbank da Câmara - Santos Dumont - Barbacena. Barroso - Tiradentes.
04 de junho de 2011 (sábado)
07h00 – Largada do primeiro veículo
12h30 – Almoço Hotel Gloria (Caxambu)
17h00 - 19h00 – Parque Fechado. Não haverá publicação do Resultado Parcial
Trajeto/Rota Resumido:
(Primeira Parte – manhã/tarde)
Tiradentes (BR 265) – Rio das Mortes (BR 383) - Madre de Deus de Minas - São Vicente de Minas – Minduri - Cruzilia (BR 267) - Caxambu (BR 267) - Soledade de Minas (MG 347) – São Lourenço - Carmo de Minas - Cristina – Maria da Fé – Itajubá – Piranguinho (MG 295) – Brasópolis – Paraisópolis - São Bento do Sapucaí - Sapucaí Mirim - Santo Antonio do Pinhal. Campos do Jordão.
(Segunda Parte - noite)
Prova Noturna
20h00 – Largada do primeiro veículo: Campos do Jordão para Serra da Pedra do Baú - Paiol Grande. Serra de Santo Antonio do Pinhal - Campos do Jordão.
05 de junho de 2011 (domingo)
10h00 – Largada do primeiro veículo
Trajeto/Rota Resumido: Serra de Campos do Jordão - Rod. Carvalho Pinto - Rod. Ayrton Senna - Marginal Tietê –São Capital. Parque Fechado (Shopping Center Iguatemi – no mesmo espaço da largada).
Premiação
20h00 Jantar de Gala, com a entrega dos prêmios – Encerramento (Avenida Higienópolis 18, São Paulo, Capital – tel: 11+31554400 – casa de esquina do lado oposto da Universidade Mackenzie).
REGULAMENTO ESPECÍFICO
1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS
DEFINIÇÃO
Artigo 1º - O MG Club do Brasil organiza as Mil Milhas Históricas Brasileiras, que terá 4 (quatro) dias de provas com trechos cronometrados em rallye de regularidade (dentro de um evento maior de 5 dias), com velocidades cronometradas entre 50kph e 80kph, destinada a automóveis clássicos. Este rallye está regido sob o presente Regulamento específico, tendo como regras adicionais e interpretativas, o Regulamento Desportivo do MG Club do Brasil e no que for conflitante, prevalecerão às normas da FIVA (Events Code/Codigo de Manifestaciones 2005), ou na omissão destes todos, aplica-se o Anexo K-FIA (FIA International Sporting Code) - todas essas regras estão à disposição no site do MG Club do Brasil – www.mgcbr.com.br, ou no blog www.1000milhashistoricas.blogspot, ou em sitio específico da FIA. O presente regulamento foi feito sob regras estipuladas pela FIA-Historic (Standard Supplementary Regulations for Historic Regularity Rallies).
DISPOSIÇÕES GERAIS
Artigo 2º - Todos os inscritos respeitarão, sem restrições, as prescrições gerais aplicáveis às normas de trânsito brasileiras, estipuladas no Código de Trânsito Brasileiro e no presente Regulamento (e nos demais diplomas acima nomeados em caso de conflito e interpretação).
Artigo 3º - O MG Clube do Brasil, como organizador reserva-se no direito de introduzir as alterações que julgar convenientes ou as impostas por razões alheias à sua vontade, incluindo a programação aqui exposta, o cancelamento ou adiamento do evento/rallye. Essas alterações ao Regulamento serão levadas ao conhecimento de todos os interessados e competidores, por e.mail registrado no ato da inscrição (que confirma o recebimento), e ficarão arquivados na secretaria do rallye, com uma cópia de posse do diretor da prova.
3.1- A critério único e exclusivo do Diretor de Prova ou da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, poderá a prova ser anulada por inteiro ou parcialmente, sem quaisquer justificativas a serem expostas aos competidores inscritos.
Artigo 4º- Todos os competidores (piloto e co-piloto – este último tem a função de navegador, mas pode pilotar, substituindo o primeiro piloto em suas funções e este, o substitui como navegador) que participam do evento/rallye, o fazem por conta e risco próprios e assumem total responsabilidade penal e civil, por qualquer conseqüência e/ou acidente/incidente que porventura venham a causar ou envolver-se de forma direta ou indireta, entre os dias 01 a 05 de junho de 2011, quer com outros participantes, quer com terceiros. Os participantes isentam a organização consubstanciada na pessoa do Diretor e Diretor Adjunto da Prova, os membros da Diretoria Esportiva, além dos membros da Diretoria e Conselheiros do MG Club do Brasil, Patrocinadores e Colaboradores deste rallye, de todas e quaisquer responsabilidades ou ônus e indenizações, por atos diretos ou indiretos, cometidos pelos próprios participantes ou membros do seu Time, inclusive pelo não atendimento deste Regulamento e outras regras aplicáveis e aqui mencionadas. Se for colocado (ou não), pela organização da prova, caminhão “prancha” e/ou caminhão “cegonha”, esta organização não será responsável por quaisquer acidentes ou incidentes ocorridos com os veículos transportados.
4.1- Todos os competidores inscritos devem noticiar qualquer tipo de multa que as autoridades rodoviárias brasileiras, apliquem ao piloto do veículo. Os competidores inscritos não podem ultrapassar as velocidades estabelecidas nas rodovias que utilizarem.
4.2- Os participantes do rallye declaram que seus veículos estão em dia com seus documentos de registro e com seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT) e/ou com o seguro Carta Verde (seguro que cobre a responsabilidade civil do proprietário e/ou condutor de veículos automotores terrestres vindos do exterior), ou para Veículos alugados fora do Brasil, o seguro de responsabilidade civil do transportador rodoviário em viagem internacional (RCTR-VI), além de se responsabilizarem exclusivamente por quaisquer danos, que possam causar às rodovias e/ou bens públicos brasileiros.
Artigo 5º - Todos os casos não previstos e todas as dúvidas de interpretação serão resolvidos pela Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, que detêm o exclusivo poder de decisão, contudo, é salvaguardado ao concorrente inscrito, o direito de protesto, assim estabelecido neste Regulamento.
VEÍCULOS ADMITIDOS
Artigo 6º - Só serão admitidos os veículos originais fabricados até 31 de Dezembro de 1980, que estejam devidamente emplacados (com licença válida – preferivelmente com placa preta ou licença de colecionador), com passaporte FIVA (FIVA Identiy Card). Como forma adicional e comprobatória do estado do veículo, pode ser apresentado o FIA Historic Regularity Car Pass (Passaport). Outros veículos podem ser aceitos sem esses documentos, como convidados pela Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil. A documentação FIVA ou FIA, deve ser apresentada na sua forma original, no dia da verificação técnica.
6.1- Para serem aceitos como participantes do rallye, os veículos têm que passar por uma verificação técnica e documental. Tais veículos devem ser originais descritos como Tipo A (standard de série), Tipos B e D (com ou sem modificação comprovada de época), todos inclusos nos Grupos 1, 2 e 3 do CTI-FIVA (Código Técnico Internacional da FIVA). Não serão admitidos veículos fora dos padrões acima mencionados, assim como, veículos comerciais, utilitários, caminhões ou caminhonetes além de motocicletas, de quaisquer espécies. Réplicas ou reproduções caracterizados como do Tipo C, do CTI-FIVA, não serão aceitos, somente recriações descritas no Grupo 4, Tipo E do CTI-FIVA, além de veículos não homologados pela FIA ou sem o passaporte original FIVA (exceto os convidados pela Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil).
6.2 - Será permitida a fixação publicitária por parte do Time, no máximo em 4 locais diferentes do da porta dianteira acima ou abaixo do número, no tamanho máximo de 50 cm x 14 cm – não conflitante com os patrocinadores oficiais. Deverá haver apenas 2 (dois) adesivos – um de cada lado do veículo (antes da porta dianteira), com os nomes do piloto e co-piloto, no tamanho máximo de 10 cm x 40 cm (com ou sem bandeira indicativa de nacionalidade ou tipo sanguíneo). Poderá haver apenas 2 (dois) adesivos representativos do clube de veículos clássicos, no tamanho máximo 10 cm x 20 cm. Não será permitido adesivo de patrocinadores no vidro dianteiro (pára-brisa), ou na parte frontal ou de acima da capota. Cada veículo é obrigado a ter nas portas os números de identificação, as publicidades oficiais e as duas placas do rallye instaladas (na parte da frente e na parte de trás do veículo – estas podem ser em forma metálica ou em forma adesiva plástica), sob pena de desclassificação. Poderá haver obrigação imposta pela Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, do uso de publicidade a ser aposta no veículo do participante, sem que haja recusa por parte deste.
6.3- Os veículos admitidos a participar neste Rallye (1000 Milhas Históricas Brasileiras), serão classificados nas seguintes Categorias:
Categoria C (Vintage) – de 01.01.1919 a 31.12.1930
Categoria D (Pos-Vintage) – de 01.01.1931 a 31. 12.1945
Categoria E (Pos-Guerra) – de 01.01.1946 a 31.12.1960
Categoria F – de 01.01.1961 a 31.12.1970
Categoria G – de 01.01.1971 a 31.12.1980
Subdivididos nas seguintes Classes:
Classe 1 - Cilindrada até 1300cc (média baixa)
Classe 2 - Cilindrada de 1301cc até 2000cc (média alta)
Classe 3 - Cilindrada superior a 2000cc (média alta)
6.4- Em função da data de fabricação e da potência dos veículos inscritos no rallye, sobre os resultados obtidos, será aplicado um determinado handicap. O handicap é uma forma de corrigir distorção de desempenho e performance, entre um veículo mais antigo e de baixa potência e um veículo mais moderno e de alta potência. Serão aplicados aos resultados finais o seguinte handicap:
| | ||||||||
CCilindrada | aAté 11944 | D e1945/49 | D 11950/54 | D 1955/59 | D 1960/64 | D 11965/69 | d 1 11970/76 | VVeículos com data de fabricação, superior a 1976 até 31/12/80 | |
aAté 11.300 cc | 00% | 55% | 110% | 115% | 220% | 225% | 330% | 1100% | |
DDe 1.301 cc A a a1.900 cc | 55% | 115% | 220% | 225% | 330% | 335% | 440% | 1100% | |
AAcima de 1.901 cc | 115% | 225% | 330% | 335% | 440% | 445% | 550% | 1100% | |
6.5- O veículo não pode ter ligado de alguma forma (dentre eles, mas não se limitando, a forma mecânica, eletrônica, elétrica ou por impulso magnético, eletromagnético ou eletromecânico), equipamento que não seja de fabricação original do veículo (com a exceção contida na cláusula 6.6), que sirva para auxílio na cronometragem de tempo combinado com a medição de metros / quilômetros / milhas. Ou seja, é vedado qualquer tipo de equipamento, speed-control, speed-pilot, hodômetros (extra) auxiliares, com aferição automática ou eletrônica, computadores de bordo, ligados de qualquer forma ao veículo, ou GPS com visor ligado ou não ao veículo. Estão inseridas neste conceito, redes bluetooth e wi-fi, ou qualquer tipo de conexão telefônica celular, por rádio ou remota.
6.5.1- Computadores tipo note ou net-book ou laptop; computadores portáteis tipo Palm-Hand, PDA, Palmtop, Tablets ou Pockets PC ou similares (aparelhos, mesmo os celulares, com GPS e Bluetooth estão proibidos), além de calculadoras cientificas ou não, podem ser utilizados única e exclusivamente, para abrigar programas específicos de rallye e não podem estar conectados ao veículo, interferindo no hodômetro e/ou velocidade média. As permissões desta cláusula devem servir apenas para a Categoria Master A.
6.6- Contudo, será permitido à Categoria Master A o acoplamento de um único equipamento que ajude na precisão do hodômetro original, com display mecânico (proibido o uso digital e suas formas), como: Halda Twinmaster e Tripmaster; Aifab Dual e Gemini; Belmogtwin MKII e R; VH Minitrip, Trip e Triptwin; Retrotrip 2 e 3 Tripmaster.
TIMES - PILOTOS E NAVEGADORES
Artigo 7º - Os Times (duplas) são classificados na seguinte ordem:
7.1- Categoria Master A (dois integrantes por veículo): O Time inscrito pode utilizar os equipamentos listados nas cláusulas 6.5.1 e 6.6 acima, para ajudar na navegação. Neste caso, cada veículo (e respectivo Time), será penalizado ao final do rallye em 60 pontos (um minuto). Essa categoria estará concorrendo à premiação especial (troféus) e secundária do rallye (essa última se resume participação em sorteios, recebimento de brindes, etc.);
7.2- Categoria Master B (dois integrantes por veículo): O Time inscrito, que só utilizar o hodômetro original do veículo e cronômetro de mão analógico ou digital, sem este estar ligado ao veículo, para a devida navegação, não será penalizado em pontos como na Categoria Master A. Essa categoria estará concorrendo à premiação especial (troféus) e secundária do rallye (essa última se resume participação em sorteios, recebimento de brindes, etc.);
7.3- Categoria Turística: Participação de veículos com data de fabricação até 31/12/80. Seus ocupantes (pode haver mais do que dois integrantes por veículo), não querem se submeter tecnicamente ao rallye, contudo, se obrigam apenas a seguir os horários e o roteiro estipulado no Livro de Bordo, sem concorrer à premiação principal do rallye (pode concorrer a premiação secundária do rallye). Tais veículos ficarão igualmente em parque fechado e receberão numeração e adesivos dos patrocinadores.
7.4- O Time concorrente inscrito declara que o piloto e co-piloto, são possuidores de carteira de habilitação válida, e que o veículo tem sua documentação em ordem e válida. Em complementação a carteira de motorista, pode ser apresentada habilitação válida para piloto de rallye histórico emitida pela FIA (Regularity Rally Driving Permit) ou Carteira de Estreante de Rallye de Regularidade, expedida pela CBA-FIA.
7.5- Os membros do Time (piloto e co-piloto), só podem ser substituídos antes da verificação técnica. Depois da largada do rallye, só poderá ser substituído somente um dos membros, com autorização do Diretor da Prova. O veículo que tiver em seu interior, estranhos não constantes na ficha de inscrição e/ou não autorizados pelo Diretor da Prova, será desclassificado e excluído do rallye.
INSCRIÇÕES
Artigo 8º - No dia 1º de Março de 2011 (terça-feira) serão abertas as inscrições na sede do MG Club do Brasil, na Rua Camilo, 803, São Paulo, São Paulo – Brasil – as 15h00 (será disponibilizado cópia deste Regulamento). No ato da Inscrição será pago como taxa o importe de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). Está incluído nesta taxa prêmio do seguro, placas, brindes, livro de bordo, numerais e para o Time participante: tíquetes para almoço, jantar de gala/premiação e crachás. Essa inscrição pode ser feita através da internet, com o preenchimento da ficha de inscrição com fotos digitalizadas e da comprovação do depósito bancário, e só será aceita depois da confirmação da entrada dos recursos e da ficha (ambas) na Secretaria do MG Club do Brasil.
8.1- Todas as inscrições são provisórias (tidas como pré-inscrições) e passam por um julgamento da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, e para as não aceitas, quem as enviou, terá seu reembolso total providenciado de forma imediata, depois da publicação de todas as inscrições aceitas (estas sim tidas como definitivas), em 23 de maio de 2011. O reembolso imediato também ocorrerá, no cancelamento do evento/rallye.
8.2- No dia 20 de maio de 2011 (sexta-feira), haverá o encerramento das inscrições, as 18h00. Para efeitos de inscrição vale a data e hora do depósito bancário, que não será recebido depois do dia 20/05/11. As inscrições estarão limitadas a 50 veículos e no mínimo a 20 veículos. Este número de 50 veículos pode ser superado em até 50% (75 veículos).
8.2.1- No caso de pedido de inscrições aceitáveis excederem o limite, será utilizada a seguinte ordem de preferência:
- Admissão dos 20 automóveis mais antigos;
- Admissão dos 10 automóveis de concorrentes convidados
- Admissão dos 45 automóveis que se inscreveram mais cedo (pela data e hora).
8.3- No dia 23 de maio de 2011 (segunda-feira), haverá a publicação da lista definitiva de inscritos na sede do MG Clube do Brasil e no seu respectivo site e blog (o veículo mais antigo receberá o número 1, e assim sucessivamente os números serão distribuídos, até o veículo mais novo); e no dia 01 de junho de 2011 (quarta-feira), das 15h30 até as 18h00, ocorrerá a verificação técnica e apresentação obrigatória dos documentos, onde haverá a entrega dos selos de verificação; do Livro de Bordo; do mapa do local de aferição (entre 5 a 10 km); 2 Placas ou Adesivos do Rallye; Numerais e adesivos de patrocinadores; e se houver, brindes. Caso seja verificada para carros não convidados, falta de documentos e/ou informações conflitantes com a realidade constatada na verificação técnica e o contido no passaporte FIVA ou documentação FIA, tal veículo não será aceito, não havendo a devolução de valores referentes a inscrição feita.
8.4- No dia 02 de junho de 2011 (quinta-feira), as 07h00 (horário oficial do Brasil) haverá a largada do primeiro veículo. Depois deste horário e do primeiro veículo, cada Time largará conforme o seu número (pela ordem crescente), de um em um minuto. O veículo inscrito só poderá ser substituído, em caso de força maior, por outro dentro da mesma categoria e classe.
8.5- A organização reserva-se o direito de recusar qualquer inscrição, sem que tenha que esclarecer os motivos que fundamentam tal procedimento. Inscrições pagas e/ou outras despesas efetuadas referentes ao evento de obrigação da organização, serão reembolsadas integralmente se houver desistência em até 15 dias antes do evento, depois deste prazo a devolução será na proporção de 50% do importe pago. Se o veículo não for aceito na vistoria técnica ou o Time ser expulso no decorrer do trajeto, os importes pagos não serão restituídos. Todas as informações, assim como, todas as inscrições devem ser obrigatoriamente realizadas e efetuadas através da Secretaria do MG Club do Brasil.
8.5.1- A organização reserva-se o direito de aceitar inscrição de veículos de concorrentes convidados sem que tenha que esclarecer os motivos que fundamentaram este procedimento, mesmo que tais veículos não possuam passaporte FIVA ou documentação FIA.
8.6- Ao preencherem as fichas de inscrição, os concorrentes submetem-se automaticamente às disposições deste Regulamento (sob regras da FIA), em seguida ao Regulamento Geral do MG Club do Brasil, e em caso de conflito o Events Code 2005 FIVA e por último as normas da FIA, estipuladas no Anexo K (todas as aplicações de forma complementares e não conflitantes).
SEGURO
Artigo 9º - Poderá haver seguro contratado para o rallye, cujo prêmio está incluído na taxa de inscrição, e será de responsabilidade civil perante terceiros. Não se consideram "terceiros", para efeitos deste seguro, os automóveis participantes, bem como os seus ocupantes. Este seguro terá a duração correspondente a do Rallye – 1000 Milhas Históricas Brasileiras, terminando, inclusive no momento da desistência para o participante ou da exclusão deste.
NÚMEROS DE COMPETIÇÃO
Artigo 10º- Os números de competição serão estabelecidos por ordem crescente, por forma tal que caibam os números mais baixos ao veículos mais antigos. Estes números serão obrigatoriamente colocados nas portas dianteiras dos veículos (em todos os veículos participantes, inclusive nos veículos integrantes da categoria turística). Os números serão em forma de adesivos e terão as seguintes medidas 43 cm x 22 cm, com ou sem a marca figurativa e/ou nominativa de patrocinadores.
Artigo 11º- A cada um dos concorrentes inscritos serão entregues duas chapas ou adesivos plásticos com número de competição (50 cm x 52 cm), que deverão ser colocados obrigatoriamente na frente e na traseira dos veículos (essa última pode ser colocada por dentro - por detrás do vidro traseiro, sem atrapalhar a visão do piloto), sendo que, estas não devem cobrir as chapas das licenças e devem ser colocadas de forma bem visível, tanto na frente como na retaguarda do veículo.
Artigo 11.1- Em caso de desistência por avaria, será permitido ao concorrente inscrito acompanhar a prova em veículo substituto, que não poderá ostentar números nem placas, participando de todos os eventos.
VERIFICAÇÃO TÉCNICA E DOCUMENTAL
Artigo 12º- Todos os pilotos deverão apresentar, na verificação técnica, as suas cartas de motorista (carteira de habilitação) válidas, sem o qual não poderão participar da prova.
Artigo 13º- Todos os veículos inscritos deverão ser originais e considerados como veículos clássicos de coleção, com ou sem a placa preta, mas com passaporte FIVA e homologados pela FIA, sendo submetidos a uma verificação técnica, destinada a comprovar o ano de fabricação e, especialmente, as condições de segurança (triângulos e extintores, além dos faróis e luz de emergência/freio), e sua mecânica original – vide capítulo sobre segurança disposto neste Regulamento (poderá haver veículo convidado que não atenda a estas exigências). Não se admitirá veículos que não tenham passado pela verificação técnica. Por tais motivos nada poderão reclamar da Organização (neste caso a inscrição não será restituída).
Artigo 14º- A verificação técnica e documental terá lugar no parque fechado acima designado, no dia 01 de junho de 2011 (quarta-feira), das 15h30 às 18h00. A cada veículo liberado será afixado no vidro dianteiro (pára-brisas) ou no vidro lateral esquerdo traseiro, um adesivo (selo). No mesmo ato será entregue o Livro de Bordo e outros itens.
PROVA EM RODOVIAS
Artigo 15º- A prova competitiva, terá inicio no dia 02 de junho de 2011 (quinta-feira). As 07h00 – Largada do primeiro veículo, com chegada no parque fechado até as 20h00, sendo entre 20h30 e 21h30 a publicação do Resultado Parcial.
Artigo 15.1- A prova competitiva, terá inicio no dia 03 de junho de 2011 (sexta-feira). As 07h00 – Largada do primeiro veículo, com chegada no parque fechado até as 20h00, sendo entre 20h30 e 21h30 a publicação do Resultado Parcial.
Artigo 15.2- A prova competitiva, terá inicio no dia 04 de junho de 2011 (sábado). As 07h00 – Largada do primeiro veículo, com chegada no parque fechado até as 20h00, sendo entre 20h30 e 21h30. Outra largada ocorrerá entre as 20h00 e 21h00, com chegada no parque fechado até a 00h30 (resultado parcial a ser declarado no domingo com o resultado final).
Artigo 15.3- A prova competitiva, terá inicio no dia 05 de junho de 2011 (domingo). As 10h00 – Largada do primeiro veículo, com chegada no parque fechado até as 15h00, sendo a publicação do Resultado Final no jantar de premiação.
Artigo 16º- As horas e locais, além do trajeto e média horária estarão estabelecidas no Livro de Bordo. A velocidade máxima em trecho cronometrado será de até 50kph. Determinados trechos essa velocidade pode chegar ao máximo de 80kph. As horas de largada para cada uma das etapas da prova encontram-se fixadas no programa e no Livro de Bordo, sendo que depois da largada do primeiro veículo da prova, a largada para os demais veículos será com intervalos de um minuto.
Artigo 17º- Poderá haver uma tolerância de no máximo 10 minutos por atraso na partida da 1ª etapa ou de qualquer outra etapa ou seção.
Artigo 18º- Toda a prova será controlada por um aparelho de GPS instalado no veículo antes da primeira largada. Podem ser instalados 2 ou 3 GPS, sendo que o segundo e/ou o terceiro servirá ou servirão de cópia do primeiro. Estes instrumentos conterão todas as indicações dispostas no Livro de Bordo, inclusive as Zonas de Controle, mas os competidores, não terão acesso a esses dados via esses instrumentos. Assim ficam eliminados os PCs fixos ou móveis em locais ocultos.
18.1- Haverá, também, cartões de controle de horário (CH) de largada e de chegada no parque fechado. Estes cartões de controle conterão as seguintes indicações: a) Hora e local de partida e de chegada; e b-) assinatura dos competidores e das autoridades de fiscalização.
Artigo 19º- Os concorrentes deverão apresentar-se nos diversos controles de horários (CH) – localizados nos parques fechados – em horas e minutos determinados. Um dos componentes de cada Time concorrente deverá apresentar, obrigatoriamente, o cartão de controle para as autoridades de fiscalização. O check-in é o tempo obtido pela soma do tempo permitido para completar o percurso do dia, mais a hora e minuto que foi verificada na largada anterior (permitido somente a chegada no controle de horário antes de se adentrar no parque fechado, dentro do minuto – 60 segundos – da hora determinada objeto da soma aqui mencionada). Exemplo: se o percurso da prova toda no dia, tiver que ser realizado em 10h00min e se a largada for as 07h00min, o competidor deve adentrar no parque fechado as 17 horas até 59 segundos (soma-se 10h00 + 07h00 e pode entrar no minuto cheio). Entrou antes ou depois, será penalizado em 500 pontos.
19.1- No mesmo cartão de CH, haverá um espaço no verso, destinado ao controle de passagem (CP), que será marcado pelas autoridades de fiscalização, nas saídas de todas as paradas para almoço e na saída para a prova noturna.
19.2- Haverá duas médias de velocidade pré-estabelecidas e dispostas no Livro de Bordo (média baixa e média alta), porém, deve ser observado que todo veículo abaixo de 1.300cc deverá obedecer a média baixa. Todas as médias devem estar dentro do limite de velocidade estipulado para as rodovias percorridas. A diferença entre a média baixa e a média alta, pode ser de 20% (essa percentagem pode não ser aplicada quando a média for de 50kph).
19.3- Serão cronometrados trechos com velocidades até 50kph ou até 80kph. Trechos não cronometrados podem ter velocidades superiores a estas, respeitando o limite estipulado pela autoridade rodoviária. Os trechos cronometrados são chamados de pernas (legs), que serão estabelecidos entre 10 a 35 km, por perna (esse é o padrão – pode haver uma alteração dependendo da questão técnica de cronometragem e da situação da estrada).
Artigo 20º- A organização colocará apenas um Caminhão Prancha-Guincho e/ou um Carro Oficina-Socorro (com 1, 2 ou 3 mecânicos), sendo certo que, tais apoios móveis não são para uso particular do Time participante, devendo acompanhar o rallye desde o início até o seu final, estando a disposição, indiscriminadamente, de todos os Times participantes do rallye. Em caso e avaria em mais de um veículo oficialmente participante, quaisquer dos apoios móveis deverá providenciar a remoção do primeiro veículo avariado, até um local seguro (posto de combustível, garagem, oficina, posto policial, parque fechado, etc.), e só depois, fazer o socorro do outro veículo avariado, e assim por diante.
20.1- Cada Time poderá contratar ou se servir de uma equipe de mecânicos (Assistência), com ou sem caminhão plataforma (guincho) ou reboque. Estes só podem entrar na Rodovia e/ou na rota estabelecida no Livro de Bordo, após a largada do último concorrente. Não será cobrado qualquer importe sobre essa Assistência.
20.2- Não poderá ter auxílio/socorro mecânico, realizado por terceiros, dentro do parque fechado. Esse pode ocorrer apenas para efeitos de segurança (eixos, freios e faróis). Contudo, os próprios pilotos e co-pilotos podem fazer os devidos reparos até as 23hs00, sob pena de perda de pontos. Depois da prova noturna no sábado, os devidos reparos em parque fechado podem ser feitos até as 03h00, sendo ultrapassado esse horário, haverá perda de pontos.
20.3- No Livro de Bordo haverá os números dos telefones celulares dos organizadores responsáveis, do carro de apoio oficial e de telefones de emergência dos administradores das estradas, de hospitais e socorros mecânicos das localidades principais por onde passa o rallye.
PENALIDADES
Artigo 21º- Todos os integrantes dos Times que participam do Rallye – 1000 Milhas Históricas Brasileiras – devem se comportar de maneira exemplar, social e esportivamente. Devem cumprir com todas as obrigações dispostas na legislação aplicável a esse rallye, sendo certo que a único critério do Diretor de Prova ou da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, for observado e comprovado comportamento que desabone a conduta destes integrantes, serão tomadas as seguintes providencias: a-) advertência, ou b-) expulsão do Time e/ou dos participantes do rallye, sem direito a qualquer indenização ou reembolso de despesas.
Artigo 22º- São fixadas as seguintes penalizações (cada ponto representa um segundo):
1- Se o Time deixar de marcar o seu cartão de CH e CP no local devido, a penalidade será de 500 pontos;
2- Todo o atraso na apresentação do veículo concorrente na partida, em qualquer etapa ou seção, será penalizado com 1 minuto a cada minuto de atraso até ao limite de 10 minutos. A penalidade para largada superior aos 10 minutos, será a exclusão da prova.
3- Se houver mais de 2 integrantes por veículo na Categoria Master A ou B, o Time perde 600 minutos;
4- O Time que se apresentar depois da hora determinada para sua chegada no parque fechado, será penalizado em 500 pontos;
5- O Time que utilizar outra rota que não a indicada no Livro de Bordo, será penalizado em 1.000 pontos;
6- A contagem de pontos na Zona Controlada obedecerá ao seguinte critério: a cada segundo adiantado ou atrasado, será perdido 1 ponto;
7- Parar o veículo no campo de visão do PC ou na sua marca no GPS instalado, serão perdidos 100 pontos;
8- Não passar pelo PC ou na sua marca no GPS instalado, serão perdidos 600 pontos;
9- Perda da placa de concorrente ou a sua não fixação -200 pontos;
10- Perda de números autocolantes, por cada número – 300 pontos;
11- Não cumprir total ou parcialmente uma etapa – 5.000 pontos;
12- Utilizar equipamentos vetados neste Regulamento – 20.000 pontos ou pena de exclusão do rallye, a critério exclusivo do Diretor de Prova ou da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil.
13- Utilizar auxílio mecânico no parque fechado ou passar do horário ali estabelecido – 10.000 pontos.
14- Penalidade estabelecida na cláusula 7.1 – 60 pontos.
22.1- Será excluído o Time concorrente que:
1- Não apresente o veículo para a verificação técnica;
2- Tenha seu veículo reprovado na verificação técnica;
3- Cometer qualquer ato tendente a falsear o espírito deste Regulamento;
4- Cometer qualquer infração grave ao Código Trânsito Brasileiro;
5- Ameaçar comprovadamente qualquer Comissário, Diretor de Prova ou qualquer integrante da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil;
6- Praticar atos anti-desportivos, no entender exclusivo do Diretor de Prova ou da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil;
7- Bloquear a rodovia impedindo qualquer outro competidor de passar, ou não dar deliberadamente a devida preferência de passagem, quando pedida por outro competidor;
8- Não apresentar o passaporte FIVA ou documentos FIA (se não for convidado da Organização);
9- Ganhar troféu e não comparecer no jantar de premiação (pelo menos piloto ou co-piloto deve comparecer, sob pena desta penalidade).
10-) O veículo que tiver em seu interior, estranhos não constantes na ficha de inscrição e/ou não autorizados pelo Diretor da Prova.
11-) O veículo do Time da Categoria Master A ou B, que tiver em seu interior, 3 ou mais integrantes.
CLASSIFICAÇÃO
Artigo 23º- Finalizado o rallye, todos os pontos ou sua transformação em tempo (minutos/horas), inclusive as penalidades se houver, serão somados para cada veículo. O Time com o mais baixo número de pontos será declarado o ganhador na Classificação Geral e na Classificação por Categoria, do primeiro ao terceiro lugar.
23.1- Só será premiado aquele veículo que cumprir com todo o percurso do rallye (participar todos os dias de prova, cumprindo todas as legs). Se faltar a uma parte do percurso total, e se por ventura, dentro da sua Categoria/Classe o Time, mesmo assim, poderia ficar em primeiro, segundo ou terceiro lugar, tal Time não será classificado.
Artigo 24º- Todo o Time terá direito a descartar a passagem por um PC (por dia de prova), que lhe acarretou um maior número de pontos perdidos por atraso ou antecedência de passagem, e a critério do Diretor de Prova ou da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, pode haver mais de um descarte, sem que haja reclamos por parte dos competidores.
Artigo 25º- Os pontos perdidos em todos os PCs serão corrigidos pelo fator de handicap, contido neste Regulamento. Os desempates serão apurados pelos pontos obtidos no último PC, no penúltimo e assim por diante. A ordem de classificação do melhor até ao pior classificado será a ordem crescente.
Artigo 26º- Os concorrentes que não realizarem a totalidade das provas de classificação ou não cumpram total ou parcialmente uma ou varias etapas ou legs, dentro dos horários e tolerâncias previstas serão igualmente classificados – mas sem direito a premiação principal.
PREMIAÇÃO
Artigo 27º- Serão atribuídos os seguintes troféus, prêmios e brindes:
a-) Prêmios ou brindes de participação para todos os concorrentes (piloto e co-piloto);
b-) Troféus individuais aos pilotos e navegadores ou co-pilotos que ficaram em primeiro, segundo e em terceiro lugar nas Categorias C, D, E, F e G;
c-) Troféus aos Times que ficaram em primeiro, segundo e em terceiro lugar na Classificação Geral;
d-) Um Troféu ao melhor Time Feminino (Coupe des Dames);
e-) Não haverá premiação por Classe.
27.1- Será obrigado a comparecer na cerimônia de entrega de prêmios e troféus, pelo menos um representante do Time (piloto ou co-piloto), contudo, se todos não comparecerem representando o Time, esse perderá o direito de receber o prêmio, passando-o para o Time ou piloto/co-piloto que se classificar imediatamente abaixo, assim por diante.
27.2- Dress Code: Será obrigatório o uso de traje a rigor (Tuxedo/Black Tie, para os homens e Habillé ou Tenue de Soirée, para as mulheres), para o jantar e/ou cerimônia de entrega de prêmios e troféus. Contudo, a Organização pode substituir por um traje Passeio, Esporte Fino ou Tenue de Ville, avisando com a devida antecedência.
HORA OFICIAL
Artigo 28º- A hora oficial será a hora brasileira marcada para a cidade de Brasília (http://www.horariodebrasilia.org/) estabelecida pela Divisão Serviço da Hora (DSHO) do Observatório Nacional – Hora Legal Brasileira. Um relógio padrão, aferido pela referida hora, estará à disposição dos participantes, para consulta, na largada e na chegada no parque fechado, em cada etapa da prova.
SEGURANÇA
Artigo 29º- Itens obrigatórios. Os veículos deverão estar equipados com, pelo menos, um extintor de incêndio, de carga não inferior a um quilograma, em perfeito estado de funcionamento e validade; macaco; chave de roda e triângulo refletivo. Funcionando em perfeito estado luz alta, baixa, de ré (se houver) e pisca-pisca, além da luz de freio. É indispensável chave geral (bipolar ou tripolar), para ligar e desligar a parte elétrica toda (localizada dentro ou fora do veículo, com chave removível ou não – padrão FIA – ao alcance da mão – na parte interna a chave deve ser acionada ao alcance da mão do piloto ou do co-piloto).
Artigo 30º- Recomenda-se o não uso de roupas sintéticas para o Time; o uso de luvas com grip para o piloto; colete refletivo para uso a noite em caso de emergência; galão tipo militar (Jerry Can) de combustível com capacidade para 20litros (de preferência em metal); iluminação interna para navegação; e, substituição do fluído do freio para DOT 5 ou 5.1. Recomenda-se, ainda, o uso de armações ou arco de segurança dentro do veiculo (conhecido como “Santo Antonio”), padrão FIA (Anexo K). Não há necessidade de uso de capacetes. São permitidos bancos dianteiros de competição (tipo concha, com ou sem apoio de cabeça) e cintos de segurança de 3, 4 ou 5 pontos, que não sejam (bancos e cintos), originais do veículo. Recomenda-se que tanto os bancos como os cintos de segurança, tenham homologação FIA.
Artigo 31º- Podem ser adicionados os seguintes itens não originais (contemporâneos ou de época): a-) faróis auxiliares de milha e/ou de neblina, além de um único farol auxiliar de neblina localizado na parte traseira do veículo; b-) sistema de pisca-alerta de todas as lanternas; c-) servo-freio; e, d-) alternador (substituindo o dínamo), fiação ou chicote elétrico, caixa de energia com disjuntores, relés, fusíveis, além de bobina e bomba de gasolina reserva.
PROTESTOS
Artigo 32- Os protestos devem ser realizados através de recurso escrito, devidamente justificado, em até 15 (quinze) minutos depois do anúncio oral e/ou impresso e/ou publicação eletrônica (o que ocorrer primeiro), dos resultados (parcial ou total), devendo ser dirigido ao Diretor de Prova, ou na falta deste, a um dos integrantes da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, acompanhado do importe equivalente em moeda nacional (Reais), ao câmbio do dia de US$ 300,00 (trezentos dólares norte-americanos). Após 15 minutos de análise, se o protesto for aceito e houver erro reconhecido pelo Diretor de Prova, ou pela Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil, a taxa de protesto será reembolsada e a decisão questionada será revista, caso contrário, esse importe não será devolvido. As decisões da Diretoria Esportiva do MG Club do Brasil são de caráter definitivo.
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