quarta-feira, 25 de março de 2015

Informe 3 - Segurança

Para andar entre 1650 a 1800 km há recomendações de segurança, ou itens obrigatórios para se ter ou instalar no carro?
Os itens obrigatórios, que envolva segurança para o Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras são: a-) um extintor de incêndio normal, de carga não inferior a um quilograma (1kg), em perfeito estado de funcionamento e validade, que cubra os Tipo ABC; b-) macaco (original ou não); c-) chave de roda (original ou não); d-) triangulo refletivo; e-) estar em pleno funcionamento todos os faróis (alto e baixo), todas as lanternas, ambas luzes de freio e se for o caso, ambas luzes de ré; f-) chave geral (bipolar ou tripolar), para ligar e desligar a parte elétrica toda do veículo (localizada dentro ou fora do veículo, com chave removível ou não – padrão FIA). Se a chave ficar dentro do veículo essa deve ser instalada ao alcance da mão do piloto ou do co-piloto, porém, se ficar fora, deve haver sinalização internacional do seu local e ser instalada em fácil acesso (aquela chave geral simples, ligada na bateria não substitui a chave padrão FIA).
Se houver (para a edição 2015 não haverá): Para a prova de regularidade/habilidade em autódromo (pista), é obrigatório o uso de capacete, para piloto e co-piloto, contudo, não necessitando o seu uso no rallye em rodovia aberta.
Os pneus devem (obrigatório) ter a designação DOT e/ou U.T.Q.G. para ser usado em todo o percurso do rallye. Em pista de autódromo (se houver), não pode ser utilizado pneu especial de corrida, seja de chuva, misto ou liso (tipo slick). Muitos dos rallies (o que não é o caso das 1000 Milhas Históricas Brasileiras), é obrigado ter dois estepes.
A Organização não recomenda o uso de roupas sintéticas para os competidores (não é um item obrigatório). Contudo, não será necessário para esse rallye, mas recomenda-se: a-) o uso de luvas com grip para o piloto; b-) colete refletivo para a dupla, em caso de parada de emergência noturna; c-) galão militar tipo Jerrican, de combustível de 20 e do mesmo tipo de 10 litros para água do radiador; d-) iluminação interna para navegação; e-) substituição do fluído do freio dos veículos para DOT 5 ou 5.1.; f-) o uso de armações ou arco de segurança (roll-cage – conforme desenho contido no Anexo K da FIA) dentro do veiculo; g-) o uso de extintor fixo central de 4 quilos ou mais, com cabo de acionamento interno ou externo devidamente sinalizado; h-) bancos dianteiros de competição (tipo concha, com apoio de cabeça); i-) cintos de segurança de 3, 4, 5 ou 6 pontos, que não sejam (bancos e cintos), originais do veículo; e, j-) 2 instrumentos de corte de cinto de segurança com martelo (seat belt cutter hammer), ao alcance do piloto e do co-piloto, quando afivelados aos cintos.
Podem (não é obrigatório para esse rallye), ser adicionados os seguintes itens não originais (contemporâneos, comprovadamente de época ou tidos como históricos): a-) 2 faróis auxiliares de milha e/ou 2 faróis auxiliares de neblina, além de um único farol auxiliar de neblina localizado na parte traseira do veículo e/ou sobre a capota (com lente/vidro transparente, canelado ou na cor vermelha, esta usada somente na traseira); b-) sistema de pisca-alerta de todas as lanternas; c-) servo-freio; d-) alternador (substituindo o dínamo); e-) nova fiação ou chicote elétrico, caixa de energia com disjuntores, reles, fusíveis e bobina; f-) nova bomba de combustível elétrica e seu regulador; e, g-) ganchos de reboque na frente e atrás do veículo, devidamente pintados (amarelo ou vermelho), com a devida sinalização.
Todos os itens de segurança instalados na parte externa do veículo tais como chave geral, cabo de acionamento do extintor, ganchos de reboque, local da bateria, devem ser identificados por cores, desenhos e de forma clara, através de pinturas ou adesivagem, dentro do padrão FIA

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