quarta-feira, 25 de março de 2015

Informe 4 - Equipamentos de Navegação

O veículo não pode (com a exceção de certos instrumentos listados abaixo), ter conectado fisicamente ou não, qualquer equipamento, inclusive móvel, que não seja de fabricação original do veículo, que mostre ou auxilie de alguma forma, na cronometragem combinado com a medição de metros / quilômetros / milhas ou que mostre a velocidade média percorrida.
Ficam vedados durante o rallye, equipamentos tipo speed-control, speed-pilot, hodômetros auxiliares ou alterados, computadores de bordo, qualquer aparelho com função GPS ou específico como Tripy II GPS, equipamentos com redes bluetooth, wi-fi, ou qualquer tipo de conexão telefônica celular ou remota. Assim como, computadores tipo tablet, note, ultra ou net-book, laptop, computadores portáteis tipo Palm-Hand, PDA, Palmtop, Pockets PC ou similares (aparelhos celulares tipo smartphone e/ou relógios com programas de rallye ou com GPS, devem ser alojados fora do alcance da dupla durante o rallye). Aparelhos especificos de navegação com ou sem GPS na forma digital, são vetados.
Assim como ficam vedados equipamentos com pulso sonoro, visual (luzes) ou vibratório, calculadora cientifica ou não, ou outro instrumento portátil (relógio, etc.), que abrigue programas específicos de rallye ou similar.
É proibida a troca do hodômetro original do veículo, por um não original (especialmente, quando originalmente no veículo não havia hodômetro), ou por um que trabalhe de forma diversa do original, sob pena de desclassificação do rallye.
Não será permitido o uso de equipamentos que toquem CD, DVD, Fitas K7 ou similares. O seu acesso será lacrado pela fiscalização.
Se for verificado qualquer item não autorizado, a penalidade será a expulsão dos competidores do rallye. A Organização poderá instalar equipamentos em qualquer dos veículos dos competidores, sem que haja recusa destes, com o intuito de verificar o não uso de equipamentos proibidos.
Será permitido somente na Categoria Master A o acoplamento de um único equipamento que ajude na precisão do hodômetro original, com display mecânico (proibido o uso digital e suas formas), das marcas e modelos: Halda Twinmaster ou Tripmaster; Aifab Dual ou Gemini; Belmogtwin MKII ou R; VH Minitrip ou Trip ou Triptwin; Retrotrip Classic, ou 2 ou 3 Tripmaster. 
Será permitido o uso de rádios atuantes nas bandas VHF, UHF ou PX (CB), acoplados ao veículo, que não sejam HT ou similares portáteis.

2 comentários: